O que é Co-dependência?
- Elias Paes
- 5 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A co-dependência é um padrão comportamental, emocional, relacional e disfuncional, que se desenvolve em relacionamentos desequilibrados, caracterizado pelo excesso de foco nas necessidades da outra pessoa, em detrimento das necessidades e do bem-estar próprio. Pessoas co-dependentes desenvolvem forte dependência emocional de controlar a outro alguém, geralmente esse outro alguém possui um comportamento aditivo (drogas, álcool, jogo, alimentos, trabalho, sexo, roubo, entre outros), transtorno de personalidade, com familiares, amizades, pessoas do trabalho ou com algum outro problema.
Dificuldades em estabelecer limites saudáveis, em dizer não, expressar suas necessidades e em lidar com conflitos de maneira saudável.

São resgatadores de pessoas que causam desastres a si mesmas ou aos outros. São controladores, hostis, manipuladores, dissimulados, causadores de culpa, de comunicação difícil, se sentem responsáveis pela atitude dos outros, se doam demais sem pedido de ajuda, obsessão por outra pessoa, sabem ou não sabem como alguém pensa, sente, se comporta ou fala. São especuladores, preocupados com os outros, querem ter o controle da vida de outros, tentam descobrir como controlar. Não sabem impor limites, muito menos dizer não e essa falta de habilidade, pensam que é por responsabilidade de outra pessoa e não entendem porque sua vida não esta boa.
A co-dependência pode ter suas raízes nos ciclos sociais da pessoa, principalmente o familiar, que é o primeiro circulo social de todos, além de traumas da infância ou adolescência, relacionamentos afetivos disfuncionais, abandonos emocionais, amizades tóxicas, transtornos de personalidades, dentre outros.
Os co-dependentes necessitam de informação, amor, carinho, cuidado, atenção, compreensão, informação, gratidão, honestidade, relações saudáveis, respeito, espontaneidade, limites, flexibilidade, com intuito de crescer, mudar, aumentar a segurança e confiança, não controlar, auto-compaixão, autoconfiança, autoestima, autocontrole. E não de julgamentos, controle, disponibilidade em ajudar quem não quer ser ajudado.
Mas, portanto, todavia e contudo, se recusam e duvidam a ser responsáveis a dirigir e viver suas próprias vidas, não conseguem enxergar a si mesmos, possuem dificuldades em saber que sentem, o que querem e o que não querem, em saber o que pensam ou resolver seus próprios problemas. Precisamos seguir adiante nossas vidas com consciência, que controlar o que não se pode é adoecer. Estamos em recuperação pelo resto de nossas vidas. É um processo de tratamento para toda vida, para não recair, voltar a controlar e vigiar os outros. É muito difícil um co-dependente se convencer que precisa de ajuda e que precisa resolver seus problemas.
Faço a sugestão de leitura do livro: Co-dependência Nunca mais da autora Melody Battie. Que comenta como você pode se ajudar, sendo a pessoa que mais precisa de ajuda, para que você se sinta melhor e aprenda a parar a sua dor e assumir o controle da sua vida.
Lembrando a co-dependência não jé um diagnóstico oficial, e sim, um padrão de comportamentos reconhecidos por profissionais da saúde mental.
Não tenha medo de pedir ajuda, é importante reconhecer os padrões de co-dependência!!!!
Espero ter ajudado, até o próximo texto.