O que é TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)?
- Elias Paes

- 16 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2024
É definido por pensamentos (obsessões), impulsos, imagens recorrentes, persistentes intuitivos e indesejados. E comportamentos (compulsões) repetitivos ou atos mentais que uma pessoa sente impedida de realizar em resposta a um pensamento.
Então TOC são pensamentos que se transformam em comportamentos, que trazem ações como: limpeza (obsessões de contaminação e compulsões por limpeza); simetria (obsessões de simetria e compulsões de repetição, ordenação e contagem); pensamentos proibidos ou tabus (por exemplo, obsessões agressivas, sexuais e religiosas e compulsões relacionadas); e danos (por exemplo, medos de danos a si mesmo ou a outros e compulsões de verificação relacionadas).
Existe um filme de comédia chamado Toc-Toc, que apresenta a história de um médico que se atrasa para embarcar em um vôo no aeroporto, um grupo de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) precisa suportar as peculiaridades excêntricas um do outro, enquanto espera a chegada do doutor.

Os critérios diagnósticos são a presença de obsessões, compulsões ou ambos definidas por:
1. Pensamentos (obsessões) repetitivos que são experimentados em algum momento durante a perturbação que na maioria dos indivíduos causa ansiedade ou angústia acentuada, que podem ser reais ou não.
2. A pessoa tenta ignorar/suprimir o pensamento realizando um comportamento (compulsão).
As obsessões ou compulsões consomem tempo, levam mais de 1 hora por dia ou causam sofrimento/prejuízo significativo no funcionamento social, laboral ou em outras áreas. Os sintomas do TOC, não são atribuídos a efeitos fisiológicos de substancia (droga, medicamento), condição médica ou transtorno mental.
É necessário especificar características diagnósticas. Recursos associados. Prevalência. Fatores de risco e prognóstico.
Outros transtornos obsessivos compulsivo relacionados acompanham esse grupo, são eles: Transtorno Dismórfico Corporal. Desordem de acumulação. Tricotilomania (Transtorno de Puxar o Cabelo). Distúrbio de Escoriação (Skin-Picking). Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Relacionado Induzido por Substância/Medicação. Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Relacionado Devido a Outra condição médica. Outros Obsessivo-Compulsivos Especificados e Relacionados Transtorno. Transtorno Obsessivo-Compulsivo Não Especificado e Relacionado.
Geralmente dizemos que temos TOC, mas não estamos respectivamente com um transtorno. Isso se torna comum no dia dia, quando começamos analisar de perto nossos comportamentos, verificamos que possuímos hábitos frequentes e que são difíceis de modificar, como acordar, se alimentar, tomar banho e realizar algumas atividades que foram prazer, mas não trazem sofrimento/prejuízo para nossa rotina.
Desta maneira, por meio de uma consulta médica ou psicológica, para verificar evidencias suficientes para poder chegar a melhor forma de propor um tratamento para o TOC, com profissionais qualificados em saúde mental.
Não tenha medo de pedir ajuda!!!!
Espero ter ajudado, até o próximo texto.
Recomendação de leitura: Como lidar com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde. Editora Hogrefe.
CRIPPA, José Alexandre de Souza (coord.). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM -5 -TR. 5, texto revisado. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2023.


